sábado, junho 21, 2008

This is power pop

Depois de passar uma semana de tpm e sem atualizações justas, estou de volta com um post baseado em algumas bandas que ouço muito, e que, reza a lenda, são consideradas power pop.

Power pop, para aqueles que não conhecem, se origina do mod e do garage rock, ou seja, faziam músicas baseadas mais em riffs de guitarra do que leads, mais acordes do que melodias em si ("You Really Got Me", do Kinks, por exemplo, tem versos de dois acordes apenas). Assim, essa "crueza pop" contribuiu com o power pop. Já bandas como Beatles, Monkees e Beach Boys contribuíram com o lado mais melodioso, cantante e dançante do gênero. Porém, somente nos anos 70 temos efetivamente o começo do power pop. Influenciados pelo rock dos anos 60, surgem: Raspberries, Big Star (não vou me cansar nunca de falar deles, desde que o querido e maldito do Vini me apresentou essa banda e o trabalho solo do Chris Bell, minha vida nunca mais foi a mesma) e Badfinger. Também nos anos 70, explodia o punk rock, que assim como o power pop, produzia músicas de mais ou menos três minutos, fazendo o estilo se encaixar no cenário pós-punk/new wave da década seguinte, trazendo bandas como The Knack.

Logo, subentendo euzinha que power pop tenha mais a ver com guitarradas, com um som rápido e dançante. No Brasil, creio que as bandas mais conhecidas que representem bem o power pop seja a Drosóphila e o Ímpar (só me lembro dessas agora). Das gringas, acho que o Teenage Fanclub deixa bem óbvia a sua proposta, sendo eles fãs declarados de Big Star.

Apesar de adorar de montão a gaúcha Wonkavision (já entrei numa fria pra ver um show deles em Santo André, uma vez) e a gringa The Rentals, não acredito que estas sejam power pop por serem mais melódicas, usarem e abusarem de moogs (maravilhosos, por sinal).

Sei que é bem mala sair falando por aí, "essa banda faz o gênero tal", mas é que um grupo chamado Oni Ao Cubo veio divulgar o trabalho deles no meu orkut, e qdo abri o site da Trama deles, estavam intitulados como power pop. Porém, após ouvir algumas canções, ao meu ver, trata-se de um som mais melódico e decidi fazer um post com a minha opinião sobre esse gênero que tanto ouço. Sempre penso nessa questão, na verdade. Não sei se falei demais, se alguém tiver alguma outra opinião sobre, seja bem vindo, o canal pra falar são os comentários, estão mais do que abertos pra isso ;)

E, para quem não conhece e estiver afim de entender a minha visão, deixo uma discografiazinha básica:
  • Badfinger - Wish You Were Here (ou o The Best, que também é mto bom e sintetiza bem a proposta do grupo - vale também destacar que "Come And Get It" é simplesmente fruto de uma certa parceriazinha "Lennon/McCartney" aí, e que o Badfinger foi produzido pelo tal do McCartney e lançado pelo selo Apple)
  • Beach Boys - Pet Sounds
  • The Knack - Get The Knack
  • Big Star - Record #1
  • Brian Wilson - Smile
  • Paul McCartney & Wings - Band On The Run (aliás, o trabalho solo do Paul é bastante significativo pra esse gênero, o que também contribui para ele ser o meu beatle preferido :P)
  • Raspberries - Fresh
  • Teenage Fanclub - Grand Prix
  • The Beatles - Rubber Soul


----------------
Now playing: The Raspberries - I Can Remember
via FoxyTunes

4 comentários:

Amanda Beatriz disse...

não sou muito boa p/ rotular tipos musicais, exceto os que tenho certeza! mas com certeza drosóphila é bem diferente de wonkavision! vou baixar duas bandas da sua listinha, p/ conhecer melhor!
beijos!

Carlos Howes disse...

Engraçado que a Wonkavision se define como Powerpop. Eu mesmo sempre a considerei powerpop. Mas esse lance das guitarras que você falou está certíssimo, embora na wikipedia inglesa eles digam que outros instrumentos como teclados e synths(moogs, etc) tb fazem parte do powerpop. Weezer usa muito moog tb. Logo, acho que definição é algo muito genérico. Acho que o mais importante é que powerpop é um som que GRUDA! Por isso POP-POWER! \o/

Bem chiclete! para cantar o dia inteiro! eheheheh.

Gostei do teu post.. das dicas básicas.. esses albuns do Beach Boys, Teenage Fanclub, Beatles e Big Star são referências básicas!

Vini Maran disse...

e é bom ir se preparando, pq logo tem show do raspberries.

clabrazil disse...

Menina! Tenho uma dica que você vai adorar. Conhece o The Gossip? A vocalista é gorda, canta pra dedéu e nao tá nem aí pros pneuzinhos. Eles sao pure power pop. Achei um link no YouTube procê:
http://www.youtube.com/watch?v=cMFExJzaO1c

Postar um comentário